Santiago no Chile: tudo o que você precisa saber sobre a cidade

Por Willian Kouzmine

Nos últimos anos Santiago no Chile vem se despontando como um dos principais destinos turístico para qual o brasileiro viaja. Só em 2018 mais de 500 mil brasileiros visitaram a capital chilena e esse número deve crescer nos próximos anos.

A cidade reúne boas atrações, está perto de estações de esqui, de cidades litorâneas e ainda possui uma ótima gastronomia, com direito a incursões por vinícolas!

Se você está planejando uma viagem para Santiago, esse post esclarecerá a maioria das dúvidas iniciais para visitar a cidade. Confira abaixo!

Conteúdo do post (links internos)

centro histórico da capital chilena
Plaza de Armas – Centro Histórico de Santiago

Santiago: quando ir e qual a melhor época para visitar?

Santiago no Chile pode ser visitada durante o ano inteiro. A cidade apresenta diferentes características ao longo das estações do ano, e agrada quem gosta e quem não gosta do frio.

A alta temporada acontece nas férias de julho, com o início da temporada de neve, e no verão, em específico o mês de janeiro.

Santiago: clima e temperatura durante o ano

Santiago no verão: de 21 de dezembro a 20 de março

Calor! As temperaturas podem chegar a 35ºC e a sensação térmica acima dos 40ºC. Dias longos, com sol até às 21hs! A cidade fica mais vazia devido ao período de férias escolares, o que facilita visitar pontos turísticos e circular pela cidade, sem os engarrafamentos constantes.

» Dicas: use roupas leves, procure uma hospedagem com ar condicionado nos quartos e abuse do protetor solar e de muita hidratação.

santiago andes no verão

Santiago no outono: de 20 de março a 21 de junho

A cidade apresenta dias com temperaturas começando a cair, variando de 10ºC a 25ºC . Os dias são cinzentos e é possível que a neve já apareça nas cordilheiras nessa estação. No final da estação podem ocorrer dias chuvosos.

» Dicas: como o frio começa a aparecer, é bom se prevenir e levar roupas quentes e confortáveis na mala.

clima no chile

Santiago no inverno: 21 de junho a 23 de setembro

A temporada de neve chegou! Mas em Santiago é muito raro nevar… porém faz frio, muito frio!

A neve estará presente nos arredores da cidade, nas estações de esqui, a 45 km de distância da capital. As temperaturas em Santiago variam de 0ºC a 18ºC, com manhãs e noites muito frias. O inverno é a temporada que os brasileiros mais visitam a cidade e as regiões das montanhas chilenas.

» Dicas: ótima oportunidade para usar roupas de inverno! Um bom casaco de frio, cachecol, luvas, gorros e botas são os itens que estarão presentes nas malas de muitos turistas. Não subestime o frio de Santiago.

santiago no inverno

Santiago na primavera: de 23 de setembro a 22 de dezembro

Os dias são de céu azul, com temperaturas amenas pela manhã e de noite. De tarde a temperatura aumenta bastante. Os termômetros variam de 12ºC a 27ºC ,e nessa época do ano Santiago já estará com flores nos seus canteiros, parques e jardins.

santiago na primavera

Santiago do Chile: quando é a temporada de neve?

A temporada de neve em si acontece nos arredores de Santiago. Como mencionado anteriormente, a neve raramente cai em Santiago e sim nas montanhas, onde estão as famosas estações de esqui.

A temporada de neve no Chile tem seu início em meados de junho e geralmente vai até metade de setembro, podendo se estender até o inicio de outubro. Como é um fenômeno natural e depende de condições climáticas, a neve não tem data certa para começar a cair.

O período em que a neve é certa vai do final de julho até a primeira semana de setembro.

estacoes de esqui perto de santiago

Santiago do Chile: Passaporte ou RG? Visto e vacinas são necessários?

» Precisa de passaporte para visitar Santiago?

Não, não precisa ter passaporte para visitar o Chile! Basta ter um RG válido e com foto nítida. Como o Chile faz parte do acordo do Mercosul os brasileiros não precisam apresentar passaporte para entrar no país.

IMPORTANTE: Lembre-se que a CNH (carteira nacional de habilitação) e outros documentos válidos no Brasil, como carteira da OAB e de outras classes, não são aceitos para embarcar para outros países!

» A vacina de febre amarela é obrigatória para visitar Santiago?

Não, não é exigido o certificado internacional de vacinação para entrar no Chile.

passaporte e certificado inetrnacional de vacinação
Passaporte e certificado internacional de vacinação não são exigidos para ingresso no Chile.

Santiago do Chile: como chegar

Avião é a melhor forma de se chegar a Santiago do Chile partindo do Brasil. O aeroporto internacional de Santigo (SCL) tem o nome oficial de Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benitez e está localizado a cerca de 30 km da região central de Santiago.

As companhias aéreas que voam do Brasil para Santiago sem escalas são:

sky airline cia aerea chilena voa para santiago
A Sky Airline é uma cia. aérea de baixo custo chilena que voa para o Brasil.

Quanto custa uma passagem aérea para Santiago?

Essa pergunta não tem uma resposta precisa, pois o preço varia muito conforme a antecedência da data de compra, da cotação do dólar e da época em que Santiago será visitada (alta ou baixa temporada).

É possível encontrar bons preços, com quatro a cinco meses de antecedência, por menos de R$900, ida e volta.

Câmbio: qual moeda levar para Santiago ?

Uma das principais dúvidas de quem visita a cidade é sobre qual moeda levar e se o câmbio deve ser feito aqui no Brasil ou no Chile.  Veja abaixo as melhores opções sobre qual moeda levar para Santiago:

» Não leve pesos chilenos do Brasil, a cotação será desfavorável aqui no Brasil e não será vantajoso.

» Dólar é uma boa opção para trocar por pesos, e todas as casas de câmbio operam com a moeda americana, porém nunca é bom realizar dois câmbios (no Brasil de reais para dólar e no Chile de dólar para pesos).

» Reais são aceitos nas casas de câmbio, e ultimamente tem se mostrado a melhor opção. Atente que somente em Santiago é mais vantajoso fazer o câmbio com reais. Caso visite outras cidades do Chile leve dólar, ou faça todo o seu câmbio para a viagem em Santiago.

A melhor opção é levar dólares e reais. Levando as duas moedas a média final do câmbio pode ficar interessante, mas tenha em mente que levar pesos chilenos comprados no Brasil não é vantajoso.

Dica: leve dólares para pagar o hotel. Os turistas tem isenção do imposto nas diárias de hotéis no Chile. Para ter o desconto de 19% nas diárias do hotel, referente ao valor do IVA, é preciso pagar a conta em dólar ou cartão de crédito internacional e obter o recibo exportação do hotel.

onde fazer cambio em santiago
Levar dólares e reais é a melhor opção para fazer câmbio por pesos chilenos em Santiago.

Onde fazer câmbio em Santiago do Chile?

As melhores casas de câmbio estão nas áreas onde há maior fluxo de turistas: Centro de Santiago e Providência. É sempre bom comparar a cotação com mais de uma casa de câmbio. Veja abaixo onde encontrar as casas de câmbio em Santiago:

moeda do chile pesos santiago

 » No centro: na rua Agustinas. São mais de 12 casas de câmbio e de diferentes cotações. Não faça o câmbio na primeira loja que avistar! Ande um pouco e compare os preços para ver qual possui a melhor cotação.

 » No bairro da Providência: Avenida Pedro Valdivia na altura das avenidas Providência e Nueva Providência. Como o bairro concentra muitos hotéis é fácil encontrar casas de câmbio por lá. Vale a pena pesquisar algumas antes (são bem próximas uma das outras) e ver qual oferece a melhor cotação.

» No Shopping Costanera Center: as lojas Camex e Afex estão no nível PB (planta baja – subsolo) do shopping, porém não possuem a melhor cotação da cidade. A vantagem é que elas estão abertas aos domingos e funcionam nos horários do shopping.

IMPORTANTE: Troque o mínimo possível em casas de câmbio do aeroporto. Ao chegar no aeroporto, você pode trocar um pouco de dinheiro para pagar o táxi (caso não utilize cartão de crédito) e para as despesas iniciais. Depois é só trocar em uma casa de câmbio na cidade. Os aeroportos possuem sempre as piores cotações, e você estará perdendo dinheiro caso troque uma alta quantia.

Onde ficar em Santiago: os melhores bairros para se hospedar na cidade

Santiago possui ótimas regiões para se hospedar, com boas ofertas de hotéis e hostels. O centro e as regiões ao seu redor, como Providência e Bellavista, são as áreas mais escolhidas pelos turistas.

Dica: procure se hospedar perto de uma estação de metrô. O metrô em Santiago do Chile cobre boa parte da cidade e facilita muito o deslocamento, levando o turista aos principais pontos da cidade e arredores, como algumas vinícolas.

Os principais e melhores bairros para se hospedar em Santiago são:

» Providência, o bairro preferido dos turistas, com a maior concentração de hotéis.

Providência é o bairro que concentra boa parte dos hotéis, sendo o mais escolhido pelos turistas. A região conta com estações de metrô, casas de câmbio, comércio farto e boas opções de restaurantes. É uma área de fácil acesso e está próxima de muitas atrações da cidade.

Veja onde se hospedar na Providência: os melhores hotéis da região, de econômicos a cinco estrelas.

santiago do chile

» Centro de Santiago: a região com os hotéis mais baratos e próxima de muito pontos turísticos

O Centro de Santiago é o bairro com boa oferta de hotéis e ótimos preços. A região concentra importantes pontos turísticos que são obrigatórios em uma visita a Santiago, como o Palácio de La Moneda e a Catedral Metropolitana, além de ter fácil acesso a outras regiões da cidade com estações de metrô.

Durante o dia há bastante movimento pelas ruas, nas lojas e restaurantes. A noite a região já perde o movimento, ficando mais deserto.

Confira onde se hospedar no centro de Santiago: hotéis econômicos, intermediários e de charme e luxo.

centro historico de santiago do chile
O centro de Santiago: arações turísticas históricas e hotéis com bons preços

» Bellas Artes, Lastarria e Bella Vista: charme, vida noturna, bares e restaurantes.

Bellas Artes e Lastarria: bairros históricos e charmosos, ao lado do centro histórico e que estão ao redor do Cerro Santa Lucia. É uma região mais tranquila, com estações de metrô e de fácil acesso.

Possui boas opções de hospedagem e uma vida noturna bem agitada, com uma boa concentração de bares, restaurantes e cafés, além do Museu Nacional de Bellas Artes, uma ótima atração.

Onde se hospedar em Bellas Artes e Lastarria: as melhores opções de hotéis na região.

bairro bella artes e lastarria em santiago

Bellavista: região boêmia da cidade, aos pés do Cerro San Cristóbal. O bairro faz fronteira com a Providência, Lastarria e Bellas Artes. A região possui prédios baixos e casarões antigos e ainda oferece uma agradável vida noturna, com muitos bares e restaurantes.

Durante o dia é um bairro calmo e bucólico, que atrai muitos turistas para visitar La Chascona, uma das casas de Pablo Neruda, o cerro San Cristóbal e o Patio Bellavista.

Confira: os melhores hotéis para se hospedar na Bellavista, de opções econômicas a cinco estrelas!

bairro bellavista em santiago

» El Golf e Las condes: tranquilidade, sofisticação e compras.

El Golf:  um bairro moderno e sofisticado da cidade, que está dentro da região de Las Condes. El Golf é considerado um dos bairros mais seguros e exclusivos de Santiago.

O bairro está ao lado da Providência e possui fácil acesso para outras áreas da cidade, com estações de metrô. Você vai encontrar por lá hotéis de redes internacionais e uma boa variedade de restaurantes, cafés e lojas internacionais.

Onde se hospedar em El Golf. Confira opções de hotéis com bom custo benefício até os mais renomados e estrelados hotéis da região.

bairro el golf em santiago

Las Condes: É uma importante área nobre e residencial da cidade, com parques, praças e shoppings. A região é ampla e concentra bons hotéis e apart-hotéis, mas que devem ser escolhidos pela proximidade do metrô. Las Condes é extensa, mas possui estações de metrô em alguns pontos, o que facilita bastante o descolamento pela cidade.

Veja 5 ótimas opções para se hospedar em Las Condes, de hotéis econômicos a estrelados!

bairro las condes em santiago

Transporte público em Santiago: metrô, ônibus, táxi e uber.

Santiago é uma cidade bem servida de transporte público, o que facilita muito para se deslocar pelos bairros. O metrô é uma das melhores opções de transporte na cidade, suas linhas são extensas, cobrindo por boa parte de Santiago.

Caminhar pela cidade é uma boa opção também. É possível ir a pé da Providência aos bairros do Centro Histórico, Lastaria, Bellas Artes e Bellavista e conhecer muitos atrações turísticas no caminho.

metro em santiago
Metrô de Santiago: a melhor opção de transporte público para conhecer a cidade.

Opções de transporte público em Santiago do Chile:

>> Metrô: a melhor opção para quem quer conhecer a cidade, economizar e evitar os golpes dos taxistas! O metrô de Santiago é ótimo e os preços variam de acordo com as distâncias percorridas. As famosas vinícolas Concha y Toro e Santa Carolina, que ficam nos arredores da cidade, podem ser visitadas de metrô.

Dica: Uma boa opção é comprar o cartão BIP, um cartão pré-pago que pode ser usado no metrô e nos ônibus. O cartão oferece a vantagem de não enfrentar filas nas bilheterias e muitas vezes é o único meio de pagamento dos ônibus.

>> Ônibus: em Santiago a oferta de ônibus é boa, porém ela deve ser uma alternativa ao metrô, já que é possível pegar bons engarrafamentos por lá. Muitas linhas não aceitam dinheiro como pagamento, sendo o cartão BIP a única forma de pagamento aceita.

 >> Táxis: estão por toda parte da cidade e principalmente nas regiões turísticas. Os taxistas de Santiago tem a fama de passar a perna nos turistas aplicando golpes nos taxímetros. Caso utilize taxi na cidade dê prioridade aos taxis de cooperativas.

>> Uber e Cabify: funcionam perfeitamente na cidade e são mais vantajosos que os taxis, mesmo pagando em moeda estrangeira e com iof de 6,38%, já que as corridas do Uber são faturadas para o Uber Chile, em moeda local. O único porém é que para pedir um Uber do aeroporto é complicado, pois ainda há restrições do aplicativo na região. Há também a necessidade de estar com conexão de internet disponível.

taxis na capital chilena

Seguro viagem é obrigatório para entrar no Chile?

O seguro viagem não é obrigatório para apresentar na imigração, mas é prudente viajar com um, principalmente se você for para as estações de esqui. Além de cobrir gastos com assistência médica o seguro viagem também possui outras coberturas, como extravio de bagagem.

Compras em Santiago do Chile: os melhores endereços

Santiago em si não é um destino de compras, mas é possível trazer boas recordações e aproveitar algumas liquidações pela cidade! De bebidas, roupas de marca a artesanatos, passando pelos famosos vinhos chilenos, veja onde encontrar as melhores ofertas em Santiago:

Lojas de departamento: Falabella, Paris e Ripley. Essas três lojas são as maiores e melhores e oferecem de tudo, de roupas e perfumes a eletrônicos e utensílios para casa.

Artesanato e souvenirs: o Centro Artesanal Santa Lucia concentra a maior variedade e possui bons preços, é um lugar certo para encontrar bons produtos locais. Há também boas opções no Patio Bellavista e arredores e nas barraquinhas perto do Cerro San Cristóbal e Mercado Central.

Ruas de comércio: a rua mais famosa e tradicional da cidade chama-se Paseo Ahumada e fica no centro histórico da cidade. É uma rua exclusiva para pedestres e concentra as principais de lojas de departamento, farmácia, cafés e livrarias. É um passeio quase que obrigatório no centro da cidade! Diariamente mais de um milhão de pessoas circulam pelos seus quatro quarteirões de extensão.

paseo ahumada rua de compras em santiago
Paseo Ahumada: a rua mais famosa para compras em Santiago.

• Shoppings centers: Santiago possui ótimos shoppings nas diversas regiões da cidade, os mais visitados são:

  • Mall Costanera: um dos maiores shoppings da cidade, com mercado Jumbo, lojas de departamento e praças de alimentação. É o preferido dos turistas já que aproveitam o passeio para conhecer a Sky Costanera, a famosa torre que fica no mesmo complexo.
  • Parque Arauco: o shopping preferido dos chilenos! O Parque Arauco além de ter uma seção exclusiva para marcas de luxo inetrnacionais também é uma ótima opção para almoços ou jantares, com bons restaurantes.
  • Alto Las Condes: Com uma boa oferta de lojas de departamento e o mercado Jumbo, o Alto Las Condes é uma boa opção para quem quer mais tranquilidade. Por estar distante do centro e longe de estações de metrô o shopping raramente está muito cheio.
  • Mall Sport: especializado em lojas de esportes e de equipamentos esportivos, o Mall Sport fica na saída da cidade e oferece atividades indoors, como muro de escalada, kart e mini golf.
  • Patio Bellavista: um lugar agradável, para ir a qualquer momento do dia. O Patio Bellavista não é um shopping! É um polo gastronômico e centro cultural com algumas lojas, livrarias e cafés e atrai muitos turistas, principalmente na hora o jantar.
shopping mall costanera
O Mall Costanera, no Costanera Center é o shopping preferido dos turistas

• Onde comprar vinho: o produto mais famoso do Chile pode ser encontrado nos mercados da cidade, que geralmente oferecem os melhores preços.

Um opção bem interessante é ir no hipermercado Jumbo que fica no Mall Costanera, a seção de vinhos é ótima e bem diversa. Há também as lojas especializadas como a El Mundo del Vino, La Vinoteca, e CAV (Clube de Amantes del Vino), que possui uma unidade no Mall Costanera.

loja de vinhos chilenas

Tomadas e voltagem em Santiago do Chile

Em Santiago a voltagem é de 220 volts e as tomadas são de 3 pinos redondos lineares, ou seja, se o seu eletrônico possui plug de 3 pinos brasileiros você vai precisar de um adaptador, que pode ser comprado no freeshop do aeroporto.

Os bons hotéis possuem adaptadores para emprestar, mas é bom verificar com o hotel antecipadamente para não correr riscos!

tipos de tomada no chile
Tomada e voltagem no Chile: 3 pinos lineares e 220 volts.

Na dúvida leve um adaptador! As tomadas de dois pinos redondos funcionam em Santiago do Chile. Já as de pino chato e as de três pinos brasileira vão precisar de adaptadores.

O que evitar em Santiago do Chile

Como em toda e qualquer cidade grande, por mais segura que possa parecer, é sempre bom estar atento e saber o que evitar. Confira o que evitar em Santiago para ter uma ótima experiência na cidade:

• Evite ficar nos bairros mais afastados como Rodoviarias, que possui opções de hotéis extremamente baratos e Vitacura, que oferece ótimas opções de hospedagem, porém distantes do centro e sem metrô. Priorize as regiões que possuem metrô, que cobre boa parte da cidade e vai até os principais pontos turísticos. O metrô em Santiago é uma mão na roda!

• Evite pegar taxis autônomos. Os taxistas de Santiago são famosos por darem o golpe do taxímetro nos turistas, por isso é sempre bom ficar de olho nas tarifas. Metrô e Uber são opções mais seguras contra os golpes.

• Evite o metrô em horários de pico e esteja sempre atento aos seus pertences. Toda cidade grande tem seus batedores de carteira profissionais sempre a postos!

• Evite reservar hotel sem calefação (aquecimento) no inverno e sem ar condicionado no verão. Não subestime as temperatutas de Santiago: faz calor no verão e muito frio no inverno.

• Nunca deixe seus pertences longe dos seus olhos: os golpes mais comuns são furtos em supermercados, restaurantes e bares. Sua bolsa, mochila e pertences devem estar sempre sob sua atenção. Celulares e carteiras não devem estar em bolsos traseiros, nem de fácil acesso a terceiros.

• Não saia na rua sem protetor labial e protetor solar no rosto. Pode parecer besteira, mas não é! O sol dos Andes e o frio racham a pele. Não se esqueça de passar um hidratante no rosto e no corpo. No frio a pele tende a ressecar muito.

• Não queira fazer todos os programas em poucos dias! Priorize seus interesses, estude um pouco a cidade e faça o roteiro ideal para você. Aquela sensação de correr contra o relógio para ver tudo não combina com férias e diversão.

Confira mais sobre Santiago Chile:

>> Os melhores bairros para se hospedar + uma seleção incrível de hotéis por região

Veja também

Deixar um Comentário