Hotéis históricos no Rio de Janeiro: 6 opções para se hospedar na cidade!

Por Willian Kouzmine

O Rio de Janeiro é uma cidade repleta de história e beleza, onde os traços do passado se mesclam harmoniosamente com a modernidade urbana. Entre os diversos elementos que contribuem para essa rica herança cultural, estão os hotéis instalados em edifícios antigos, verdadeiros tesouros arquitetônicos que contam as histórias de épocas passadas. Conheça a seguir os hotéis históricos no Rio de Janeiro!

Hotéis históricos no Rio de Janeiro:

HotelCategoriaReservas
JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário2 estrelasVer Preços
Selina Lapa Rio de Janeiro3 estrelasVer Preços
Riale Imperial Flamengo3 estrelasVer Preços
Vila Galé Rio de Janeiro4 estrelasVer Preços
Copacabana Palace5 estrelasVer Preços
Hotel Nacional5 estrelasVer Preços

Conheça os hotéis históricos no Rio de Janeiro

Neste post, destacamos alguns dos principais hotéis no Rio de Janeiro localizados em prédios históricos, que não só oferecem uma estadia confortável, mas também proporcionam uma imersão única na rica herança cultural da cidade. Desde o icônico Copacabana Palace até o charmoso Vila Galé, cada hotel traz consigo uma narrativa fascinante, transformando a hospedagem em uma experiência verdadeiramente inesquecível.

1 – JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário: um hotel histórico no Rio de Janeiro aos pés do Cristo Redentor

A história do local onde está o hotel JO&JOE Rio de Janeiro remonta a década de 1920, quando Edmundo Bittencourt adquiriu e reformou um conjunto de oito casas no Largo do Boticário, mantendo o estilo neocolonial. O que antes era uma vila hoje é um dos hotéis históricos mais disputados na cidade!

Nos anos 1970, o local foi usado como cenário para o filme “007: Contra o Foguete da Morte”. Em 1987, foi tombado pelo INEPAC e servia de residência, um dos moradores do conjunto era a famosa crítica de teatro Barbara Heliodora. 

Após mais de uma década de abandono, em 2018, a rede francesa Accor comprou sete casas do conjunto, investindo mais de 70 milhões de reais, restaurando-as e preservando suas características originais, entregando para a cidade um belíssimo hotel híbrido, com quartos privativos e dormitórios de hostel.

O hotel conta com suítes, dormitórios, restaurante, piscinas e espaço para eventos, tudo isso localizado a poucos passos da estação de trem do Corcovado, rodeado de mata atlântica. A marca internacional JoeJoe de hotéis está presente também na França, Áustria e Itália. VER PREÇOS E DISPONIBILIDADE

>> ver mais fotos <<

JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário – Maiores informações:

O que os hóspedes dizem sobre o JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário (o hotel possui mais de 1500 avaliações)

“Um dos espaços mais incríveis do Rio. A área é enorme, com muito verde e estruturas de construções antigas preservadas em meio às instalações modernas do hostel. Duas piscinas ótimas, quarto climatizado e com camas muito confortáveis, além de vários espaços pra trabalhar tranquila. A localização me surpreendeu positivamente. Pensei que estaria muito isolada de pontos importantes do rio, mas o acesso é muito fácil seja com ônibus que saem de perto ou de uber. Um ponto alto do quarto é a cama com cortina black-out, que permite dormir muito bem independente do horário. A comida do almoço é ótima e tem um preço super honesto.”

“A localização e a estrutura do hostel é impecável eo pessoal do bar também. Gostei muito dos quartos e os eventos que tem dentro do hostel, além de terem um café da manhã maravilhoso, eu até me dediquei em acordar cedo para não perder de tão bom que era.”

>> Leia mais avaliações sobre o JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário <<

2 – Selina Lapa Rio de Janeiro: uma rica história no coração da Lapa

Localizado no histórico Largo da Lapa, o Selina Lapa ocupa dois edifícios distintos, um com uma rica história e outro mais recente. É um dos hotéis históricos do Rio de Janeiro mais antigos!

O edifício histórico remonta ao início do século passado, tendo sido o local do icônico Grande Hotel Bragança, inaugurado em 1895 e passando por uma significativa reforma em 1910 para assumir sua forma atual. Tombado pelo município e frequentado por figuras ilustres da arte brasileira, como Noel Rosa e Di Cavalcanti, o hotel foi uma parte crucial do desenvolvimento e modernização do bairro da Lapa, abrigando comerciantes e artistas da época. 

No entanto, após ser desativado na década de 1940, o edifício mergulhou em um processo de deterioração até chegar a um estado de degradação generalizada.

O edifício foi recuperado e junto a ele construído um novo edifício atrás, onde até 2016 funcionava o 55 Rio Hotel, sendo incorporado a rede israelense Selina, presente em várias cidades do mundo como Lisboa, Nova York, Buenos Aires, Cancun, Berlim e muitas outras nos 5 continentes! Dos hotéis históricos da cidade, o Selina Lapa é um dos mais acessíveis, tendo muita fama entre os turistas jovens e mochileiros.

A rede Selina é famosa por fazer melhorias em hotéis já existentes, adaptar sua estrutura e oferecer quartos privativos e dormitórios de hostel, em um formato híbrido de hospedagem. VER PREÇOS E DISPONIBILIDADE

>> ver mais fotos <<

Selina lapa Rio de Janeiro – Maiores informações:

O que os hóspedes dizem sobre o Selina Lapa Rio de Janeiro (o hotel possui mais de 3600 avaliações)

“A decoração de todo o local e o rooftop são sensacionais! Na minha estadia houve uma roda de samba muito boa no rooftop, ambiente animado e com bastante gente, vale super a pena ficar no rooftop e depois sair pra curtir a Lapa! O café da manhã também é bem gostoso, quarto é espaçoso, com estrutura para trabalhar confortavelmente e a cama ótima.”

“As áreas comuns são bem estruturadas, há um café funcionando onde oferecem um menu com uma boa variedade de opções e um preço justo. Há espaços de convivência e uma cozinha bem equipada . A equipe é muito atenciosa, também há um rooftop com eventos que é bem interessante e tem uma vista linda. Os banheiros são bem equipados e a limpeza também é muito boa. Com certeza irei me hospedar novamente.”

>> Leia mais avaliações sobre o Selina Lapa Rio de Janeiro <<

3 – Riale Imperial Flamengo: um hotel histórico bem próximo ao Palácio do Catete

O hotel Riale Imperial está localizado na Rua do Catete, endereço histórico onde está o Palácio do Catete, quando até 1960 foi sede do poder executivo – O Rio de Janeiro até então era a capital Federal do Brasil.

A história do hotel tem origem em 1896, quando foi construído. Até 1966, o local abrigou a Pensão Almeida. Desde então, há 52 anos, o espaço tem sido ocupado pelo Imperial Hotel, evocando a era em que o Catete era o bairro escolhido pelos presidentes da república como residência, antes da inauguração de Brasília.

A fachada do edifício foi preservada ao longo dos anos, mantendo sua aparência quase inalterada por mais de um século. Internamente, o espaço passou por reformas, mas elementos antigos, como a mobília do hall principal, proporcionam uma atmosfera nostálgica aos hóspedes e visitantes.

Apesar da aparência externa discreta, o terreno se estende profundamente, abrigando em seus três andares um total de 92 quartos de tamanhos variados e ainda área externa com piscina. O Riale Imperial é um dos hotéis históricos muito procurado, devido aos seus valores e da facilidade de transportes ao seu redor, com estações de metrô e linhas de ônibus .VER PREÇOS E DISPONIBILIDADE

>> ver mais fotos <<

Riale Imperial Flamengo – Maiores informações:

O que os hóspedes dizem sobre o Riale Imperial Flamengo (o hotel possui mais de 2600 avaliações)

“O café de excelente qualidade, bem variado a serem servidas e com boas opções de pães, sucos, frutas. A localização do Hotel é simplesmente excelente, perto dos principais pontos comercias do Catete e com a estação de metrô muito próxima. O destaque fica para os funcionários do hotel que nos atenderam perfeitamente. Muito educados e sempre dispostos a ajudar da melhor maneira possível.”

“Superou as expectativas, quem vê a fachada do hotel (um prédio histórico), se surpreende com a sua estrutura.”

>> Leia mais avaliações sobre o Riale Imperial Flamengo <<

4 – Vila Galé Rio de Janeiro: um hotel histórico que é um verdadeiro oásis no centro do Rio

Inaugurado em 2014 após uma cuidadosa restauração, o Hotel Vila Galé resgatou um edifício histórico com um passado notável como local de hospedagem. 

Inicialmente conhecido como Hotel Freitas, abriu suas portas em 1899. Mais tarde, em 1921, foi rebatizado como Hotel Magnífico e tornou-se célebre por sediar o concurso “A Mais Bela Mulher do Brasil”, o Miss Brasil da época. 

Antes de sua transformação no Vila Galé, o edifício serviu como sede do Colégio Mabe.

Atualmente, o hotel compreende um complexo de três prédios preservados, incluindo o impressionante Palacete do Conde de Leopoldina, datado da segunda metade do século XIX, e dois edifícios modernos, um deles com 13 andares. Com 292 quartos, o hotel oferece uma atmosfera de resort no coração da movimentada Riachuelo. VER PREÇOS E DISPONIBILIDADE

>> ver mais fotos <<

Vila Galé Rio de Janeiro – Maiores informações:

O que os hóspedes dizem sobre o Vila Galé Rio de Janeiro (o hotel possui mais de 6500 avaliações)

“O hotel é extraordinário. A piscina é excelente e, aliada ao prédio (que é histórico) e às palmeiras, faz com que a gente se sinta em outro lugar e não no centro do Rio. O café da manha foi sensacional também. Recomendo fortemente!”

“O hotel é realmente muito bom! Quem olha de fora não imagina como é lindo por dentro! Que piscina linda! Quarto bem amplo e super confortável também. Equipe sempre super atenciosa! Tudo perfeito! Recomendo o hotel pra quem não faz questão de estar na praia todos os dias, pois não é perto, mas o hotel dispõe de uma estrutura maravilhosa que dá vontade de ficar lá dentro mesmo!”

>> Leia mais avaliações sobre o Vila Galé Rio de Janeiro <<

5 – Copacabana Palace: o hotel histórico mais icônico do Rio de janeiro

O Belmond Copacabana Palace é um dos hotéis históricos mais emblemáticos do país e do mundo! Situado em frente à Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Construído entre 1919 e 1923 por Octávio Guinle e Francisco Castro Silva, atendendo ao pedido do então presidente Epitácio Pessoa para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, tornou-se um ícone da cidade. 

Com seus 239 apartamentos e suítes, o hotel é conhecido por hospedar celebridades internacionais e sediar eventos sociais badalados. Foi eleito várias vezes o melhor hotel da América do Sul, destacando-se o prêmio World Travel Awards em 2009. 

Em 1985, houve planos para demolir o Copacabana Palace. No entanto, o hotel foi reconhecido como patrimônio histórico e tombado nas esferas federal, estadual e municipal.

Em 1989, José Eduardo Guinle, representando a família Guinle, vendeu o hotel ao grupo Orient-Express, atualmente conhecido como Belmond. O grupo conduziu uma reabilitação do Copacabana Palace, modernizando suas instalações sem comprometer seu charme e sua história.

Inúmeras celebridades já se hospedaram no Copacabana Palace, que se tornou referência em hospedagem de luxo. Já passaram por lá a Princesa Diana, a cantora Madonna, Walt Disney, Carmem Miranda, Santos Dumont, os reis Carlos e Sofia da Espanha, Brigitte Bardot, os Rolling Stones entre outros nomes das artes e da política. VER PREÇOS E DISPONIBILIDADE

>> ver mais fotos <<

Copacabana Palace – Maiores informações sobre este hotel histórico:

O que os hóspedes dizem sobre o Copacabana Palace (o hotel possui mais de 1500 avaliações)

“Um ícone da hotelaria mundial. Hotel tradicional cuja arquitetura imponente impressiona com a riqueza de detalhes. O atendimento de todos os colaboradores é impecável, a limpeza é contínua, mantendo tudo brilhando. Saber que tantos hospedes ilustres estiveram lá é emocionante.”

“A experiência de hospedagem no Copacabana Palace foi impecável. Tudo excelente, todos os funcionários querem fazer o melhor para você se sentir bem. Não tem hotel melhor no Brasil. Incrível!”

>> Leia mais avaliações sobre o Copacabana Palace <<

6 – Hotel Nacional: o charme do modernismo em um ícone da arquitetura

Fundado em 1972, o Hotel Nacional, cujo projeto é da autoria do arquiteto Oscar Niemeyer e dos jardins idealizados pelo paisagista Burle Marx, marcou uma era na hotelaria carioca. Dos hotéis históricos do Rio de Janeiro este é o mais novo, mas cheio de riquezas, detalhes e importância cultural!

Originalmente planejado em uma escala grandiosa, com uma torre de 55 andares, acabou sendo construído com 34 pavimentos. 

O hotel, então chamado Hotel Nacional, contava com um centro de convenções para 2.800 pessoas e um teatro para 1.400 espectadores, palco de apresentações de renomados artistas nacionais e internacionais, como Liza Minnelli, B. B. King e Tim Maia, atraindo diversas celebridades, rivalizando com o Copacabana Palace na preferência dos hóspedes que visitavam o Rio de Janeiro naquela época.

Após mudanças de proprietários e períodos de dificuldades financeiras, o hotel foi fechado em 1995 e adquirido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Em 2009, um empresário do setor farmacêutico adquiriu o hotel, dando início a um processo de restauração que começou em março de 2015.

Em 2015, foi anunciado que a rede espanhola de hotéis Meliá assumiria a gestão do hotel, que foi reinaugurado em dezembro de 2016 com o nome Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro. No entanto, devido a desafios financeiros e de segurança na cidade, o grupo Meliá encerrou suas operações no local em março de 2018.

Em outubro de 2019, o hotel foi reinaugurado com seu nome original, Hotel Nacional, sob nova gestão e administração. VER PREÇOS E DISPONIBILIDADE

>> ver mais fotos <<

Hotel Nacional – Maiores informações:

O que os hóspedes dizem sobre o Hotel Nacional (o hotel possui mais de 6 mil avaliações)

“O Hotel Nacional é perfeito. Arquitetura impecável de Niemeyer, jardim charmoso de Burle Marx. Apartamento amplo, bem mobiliado e confortável. Café da manhã e jantar ótimos. Áreas comuns agradabilíssimas. Agora o que falar da vista desse hotel? O que dizer das janelas desse hotel… Lindas demais!”

“Muito legal ter podido me hospedar num marco da arquitetura brasileira. O desenho tão especial de Niemeyer, os jardins de Burle Marx, tudo ali torna a experiência única. Os funcionários muito gentis e disponíveis, e o quarto em que ficamos, com vista para o mar de São Conrado, era muito confortável. A academia é muito boa, com muitos equipamentos de primeira qualidade.”

>> Leia mais avaliações sobre o Hotel Nacional <<

>>> Confira mais posts sobre os hotéis no Rio de Janeiro

Veja também

Deixar um Comentário